terça-feira, 6 de outubro de 2009

Questão

"Por que que existem as canções que ninguém quer cantar?
Por que que sempre a solidão vem junto com o luar?
Por que que aquele que você quer também já tem sempre ao teu lado outro alguém?
Por que que eu gasto tempo sempre sempre a perguntar? (A perguntar)"

Gospel, de Raul Seixas

Um dia um amigo me mandou este trecho da música censurada do lendário Raul Seixas. Por que a censura? Seria mais um questionamento. Infelizmente não tenho esse direito. A questão existe para que pobres mortais, como eu, aceitem e tolerem.
A história é que na época que fui apresentada a este trecho (talvez dois meses atrás), não fazia ideia que estes questionamentos pudessem estar tão presentes em minha mente quanto nos dias de hoje, em que me vejo sem resposta à muitas perguntas.
A verdade é que eu ainda não aprendi a conviver com a realidade dos últimos tempos. Por quê? Fica a dúvida.
E eu bem sei que o tempo gasto a questionar poderia ser preenchido com outras ocupações que me fariam bem, e até impulsionariam novas emoções. O fato de ser feliz me tem dado muito trabalho ultimamente. Por que?
Aceite e sobreviverás. Morrer não vou. Sofrer é enfrentar as consequências ainda que demorem a passar. Enquanto isso as inspirações virão aos poucos e os "porques" serão levados para longe, no momento em que a solidão ceder lugar a esperança e eu, enfim, não perder mais tempo a perguntar.

2 comentários:

wgsalomão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
wgsalomão disse...

Fer, adorei o texto. Não sei o que passou dentro de você para escrevê-lo, mas, ao lê-lo, lembrei do reflão de uma música da Alcione, "Vendaval da Vida":

"Vou sorrindo
com o meu interior chorando
Amargando o meu viver sofrido
E assistindo o que se vai passando
E vou resistindo..."